#LexicoToBeeOrNotToBee | #GrandeEnciclopediaMedi_a : #putxemas | #poesiacroquete

*em 29/11/2015 a gente começa a digerir a matéria-prima que daria no objeto do qual trata essas linhas, a "em processing" série de cards #LexicoToBeeOrNotToBee. é o ano em que o querido amigo (finado) Tiãozinho (1942-2021), à época nos seus 86 anos límpidos, nos presenteia com uma Coleção curiosa em três volumes, de caráter didático, ilustrados e explicativos (tipo de publicação bastante comum nas casas da classe média dos anos 1970/80), que pretendia "dissecar" o corpo humano, seus orgãos e funcionamento, seus sistemas e componentes. para evitar a chatice - e forçar de modo polido a leitura do "texto em si" que segue -, só se faz preciso nessa introdução algumas pontuações de tonalidade retrospectiva, até para reter a leitura "documental" do processo e de suas implicações até agora. entre 02/07/2016 - data do primeiro card "feliz", o "69" - e 13/03/2021, ainda não nomeada publicamente, várias páginas do Atlas foram postadas - via Facebook e Instagram -, com ou sem intervenção criativa. a partir daí, a série já se apresenta no formato imaginado e passa a ser exibida com mais cautela e organização.

.o que acontece é que, ao pulverizar o processo em publicações instáveis, mesmo com a possibilidade aglutinadora das hashtags, aquele mergulho assertivo pra dentro da ideia original se empobrece. resolvemos, por isso, concatenar as informações e imagens, acrescidas de outros elementos que foram sendo incorporados ao Projeto: shorts de novos achados, a recepção da Série em alvos especializados ou não, media adequados para a veiculação e troca de seus conteúdos, etc.

.a questão poética (a "escrita poemática") pra nós é recente e - não por acaso - parte sempre de uma imagem: são elas que suscitam o uso das palavras, sendo, portanto, uma extensão da nossa atuação vídeo-fotográfica, mais uma vez insinuando novas possibilidades de criação e reflexão artísticas. tem também, ainda, o fato de estarmos professores da Língua Brasileira, dentro da Escola Pública formal, experimentando a estética "do" e "no" "palco da sala", revendo minuciosamente suas exigências - a desconstrução do front do pro-feta, em segundos, coloca-o num happening sessentista -, aproveitando, no brechtianismo que habita em todos nós, a busca de soluções várias, anti-retóricas, supra-realistas até. esse movimento que se coloca permenente e progressivo (é preciso considerar, mesmo que de forma dialética, os constitutivos crítico e expressivo do "fazer" educativo), exercício diário, impulsionou a nossa relação com a palavra e, por extensão, a morfoMAGIA, a SIMtaxe e a SOMÂntica.


TO BEE OR NOT TO BEE (do Pajubá: BEE = BIXA)


1. 
Em 2018, meu amigo Tiãozinho, 86 (falecido em 2021), me deu uma coleção de 3 livros, o Moderno Atlas de Fisiologia e Anatomia Humanas, publicado em 1978 pela Editora Egéria. Chama a atenção que os exemplos são sempre corpos masculinos (salvo quando são explicados e exemplificados o aparelho reprodutor da mulher e as fases de uma gestação ou a maturação feminina), caucasianos e atléticos. 

Como tinha alguns poemas-pílula estocados, esperando um estímulo, imediatamente iniciei os encaixes. Ficaram no papel os primeiros exercícios, depois fiz uma postagem curta mostrando no Instagram os primeiros resultados e, mês passado, tive a graça de ser convidado pela Tomada Cultural à colocar, na forma de lambes gigantes e ao lado de obras de outros artistas gráficos importantes de Jundiaí e região, essas "coisas" que, sugiro, bem arriscadamente, pertencer à linhagem do poema-processo.

O palco da sopa coletiva foi o muro da tradicional GRES União da Vila Rio Branco, cujo presidente, o Laércio, além de ter oferecido aquilo que seria uma grande tela urbana, acompanhou de perto todas as etapas do processo.


2.
Apropriando-me do eminente dilema de Hamlet "To be or not to be, that is the question." - que poderíamos reduzir à um "viver ou morrer" ou, mais adequadamente aos nossos dias, "ser quem se é ou adequar-se à uma pseudo-norma" - e aproveitando a paronomásia-trocadilho de Oswald de Andrade "Tupi or not Tupi, that is the question" - uma das pedras-de-toque do Manifesto Antropófago, o famoso texto em que o modernista propõe o canibalismo do estrangeiro para devolver enfim uma arte BRASILEIRA -, decidi intervir em algumas ilustrações, no sentido de "atualizar" o antigo "atual" Atlas.


Obrigado pelo convite amigxs, foi um  grande passo pra retomada da série TO BEE OR NOT TO BEE e um grande incentivo para continuar na produção das peças!

Material viabilizado pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº. 14.017/2020

Produção: Tomada Cultural
Apoio: @pontocoisarada e @uniaodavilarb
Técnica: Rodrigo Tangerino e Leonardo Israel

Jundiaí – SP
Fevereiro 2021

Photos: 
@katiamanfredi
@dj_thyga

Amor pela ajuda:
@bruyeah
@leonardorudboy 
@katiamanfredi 
@arvore.mae

CONTINUIDADES




COURAÇÃO






Comentários

Postagens mais visitadas