#SAOC02 - RAIO-COLETIVO conversa com o Luc, um dos organizadores da Batalha e do 1º Festival da SAOC

 
(por Rodrigo Tangerino/RAIO-COLETIVO) 

O RAIO-COLETIVO conversou com o Luc, um dos organizadores do Festival da SAOC.

o CARA
"Luc, natural de Mogi das Cruzes, há 2 anos mora em Bertioga. Músico, produtor musical, produtor de eventos e apaixonado pelo aprendizado. Acredito que a nossa curta jornada na Terra só tem sentido quando podemos impactar positivamente a vida das pessoas."

ORIGENS
"Eu morava ali nas casinhas ali na SAOC e tinha um campinho no final da rua. Aí teve um dia que a gente tava em oito pessoas, né, tinha uma caixa de som, e a gente tava fazendo aquela roda de freestyle bem descontraída assim, e do nada eu olhei pra eles e falei: - E aí pessoal, vamos fazer uma batalha? - e a galera abraçou sabe? a gente fez entre nós mesmos, né? Tinha o pessoal do Contato 013 ali, mais alguns amigos, e a gente chama de "primeira batalha piloto". A primeira oficial foi no dia 12 de outubro, dia das crianças." 


1º Festival da SAOC
"Nós sempre pensamos assim: o Hip Hop não é só sobre o Rap, ele é uma cultura e, além do microfone carregar uma responsabilidade porque as palavras tem poder, o Hip Hop carrega uma responsabilidade social. O Rap salva vidas, né cara?  nós pensamos em como poder retribuir para a quebrada o apoio e todo o feedback positivo que eles nos deram no projeto. Essa é a ideia do Festival e será um marco para nós."

a BATALHA semanal
"A dinamização que o nosso projeto vem trazendo pra SAOC é o próprio quinto pilar né, cara, a consciência, o conhecimento. Algumas pessoas por ter estranheza com a Batalha de Rimas, com o que tá acontecendo ali, não dão a devida atenção, ao mesmo tempo, as crianças se fascinam e outras pessoas demonstram um grande apreço pelo projeto, estão presentes semanalmente e até ajudam espontaneamente, sabe? A SAOC não tem muita opção de lazer para o jovem e é alfo completamente diferente a Batalha estar acontecendo ali. Muita gente já sugeriu "pô, faz pra praia, pra atingir mais gente, leva pra tal casa de show, leva pra tal lugar"... E nós sempre batemos o pé, a batalha deve ocorrer na SAOC, de preferência o mais próximo do Fundão possível. É muito fácil eu levar a Batalha pra um local que eu vô tá oferecendo entretenimento pra turista, pra gente que já tem um acesso à cultura e lazer. Fazer a batalha num espaço que carece tanto do quinto pilar e de tantas outras coisas tem um impacto muito maior na vida das pessoas."

RELATIVOS aos COLETIVOS
"O @contato013 é um um Coletivo, porém ele é mais um grupo de artistas e faz grande parte do apoio da organização da Batalha da SAOC. O Coletivo ELAS NA QUEBRADA, através da Maitê Dias, uma artista completa, que faz um trabalho lindo ali na SAOC e elas estão correndo com a gente desde a edição de 12 de outubro, nossa primeira edição, que elas vieram fortalecer. Elas já trouxeram outras MC's, fortalecem na parte da poesia, parceiras mil grau."

a CENA
Com relação ao Movimento Hip Hop em Bertioga, cara, eu mesmo, Luc, estou em Bertioga há cerca de dois anos, estou criando contatos e alianças, e quando nós começamos, não tava rolando batalha, a batalha estava parada, hoje eu sei que tem os manos da Batalha da B1, Boracéia, nós estamos aí tentando estreitar os laços, fazer algo bacana, uma batalha versus, não sei. Tem outras pessoas que já fomentaram a cultura na cidade e a gente gostaria estreitar os laços e fazer mais alianças com eles. Com relação aos grupo de Rap, nós focamos muito quando começamos a colocar esse projeto pra rodar com seriedade, compromisso e responsabilidade, aí nos construímos relacionamento com o pessoal Batalha do X, lá do Morro dos Dois, do Guarujá, nós temos também legal uma relação com o pessoal da Batalha do Verso, de São Sebastião, ponte realizada pelas meninas do ELAS NA QUEBRADA, que nos apresentou. Os dois enviarão MC's pro nosso evento. Estamos fortalecendo laços também com as batalhas de Mogi das Cruzes. São laços que nós estamos estreitando e eu sinto que, em se tratando de Movimento Hip Hop, quanto mais a gente agrega, melhor, sabe? Permite que a gente possa fazer eventos como esse que vai acontecer."

Saiba mais sobre a Organização do 1º Festival da SAOC aqui!



Comentários

Postagens mais visitadas