#SAOC01 - DÍNAMOS EM AÇÃO - o 1º Festival

 


(por Rodrigo Tangerino/RAIO-COLETIVO) 

Bertioga, Litoral Norte de São Paulo, uma cidade de quase 70.000 habitantes (a estimativa exata de 2021, segundo o IBGE, é de 66.154), tem uma vida cultural "oficial" pacata, cabendo ao SESC local a grande maioria das atrações artísticas e, sendo uma estância balneária reconhecida, envolta em grandes áreas de Mata Atlântica, tem no turismo e nas possibilidades ambientais a sua principal qualidade. As questões históricas também fundam a importância da recém ocupada Buriquioca (do Tupi mbyrykí, muri'ki, "casa do muriqui", designação comum à duas espécies de primatas do "Novo Mundo" - as Américas -, o maior macaco do continente, a "gente que bamboleia, que vai e vem" ou o "povo manso da floresta") que, com a chegada de Martim Afonso de Sousa em 1531, nomeado Governador Geral da Costa do Brasil, funda oficialmente, com seus homens, a Vila de São Vicente um ano depois. Não demorou para que a população originária se rebelasse contra a invasão lusitana, e os Tupinambás investiram diversas vezes contra os estrangeiros, revoltas que culminariam no aprisionamento do explorador alemão - solicitado pela coroa portuguesa - Hanz Staden, cuja história virou até filme.

Hoje, 491 anos depois - e aproveitando para estabelecer, sob analogia e de maneira explícita, o caso de insubordinação traçado anteriormente -, não é nem um pouco irreal constatar que as mais assertivas intervenções sociais (atraindo para o "social" seus pares inseparáveis, o "cultural", o "político" e o "econômico") da Bertioga contemporânea se deem pelas mãos de agentes das periferias locais, preocupados em combater a inércia estática dos beletristas de gabinete: aquela gente que adora vernissages mas são inaptos ao tête à tête; tem medo do cidadão real, de carne e osso. O palco da SAOC - "Sociedade Amigos de Oswaldo Cruz", atual Jardim Vicente de Carvalho -, desde outubro de 2021, através de jovens agitadores culturais, é cenário para a Batalha da SAOC, um encontro semanal de rimadores que, além de já estar consolidado na vida da comunidade, dinamiza o espaço quando coloca em contato direto com o bairro poetas de outras localidades, diversxs em estilo e em experiência prática. 

Um dos tentáculos mais desafiadores do Movimento Hip Hop - perceba que a junção da geração poemática "in progress", que precisa aliar o repertório sintático do autor às permanentes provocações e metamorfoses temáticas para que o desafiado possa gerar seu veredito de defesa, e ainda tendo que adequar o texto à um beat-flow surpresa -, é também um dos mais fascinantes e difíceis. Porém, não faltam guerrilheirxs, o que nos leva a crer que todo esse processo que privilegia o cognitivo, o criativo e o rítmico é também um exemplo educativo - pra não usar o empobrecido "didático" -, elemento aglutinador dessa geração altruísta, ao contrário do que pensam os adeptos do gabinetismo.

Quem apresenta o "Grupo da SAOC" pro RAIO-COLETIVO é o design de joias Eliseu Vulgo. Sua publicação sobre os encontros no bairro chamou a atenção da RAIO Cíntia Andrade: "Eu vi ele postando sobre a Batalha e perguntei se ele conhecia a galera, e se eles topariam fazer uma parceria. Contei do nosso projeto e sobre o Coletivo e ele amou a ideia!"

Taí - como sugere o termo goethiano - um grande exemplo de "afinidade eletiva".
___________________________________________________________________________________
ARCABOUÇO

Textos da Divulgação.

Hoje (27 de fevereiro de 2022, às 14h) acontece o 1º FESTIVAL DA SAOC, um evento multicultural e social, uma espécie de cume de todo o trabalho realizado até agora. 

Fala do grupo organizador: "O evento é uma ação solidária com diversas atrações - recreação para as crianças, atualização de currículos, corte de cabelo, aplicação de massagens -,e uma batalha épica no final do evento, com MC's selecionados das Batalha do Verso, do X e da SAOC.

E adicionam: "Nossas Batalhas visam fomentar a cultura HipHop na quebrada, estimular e descobrir jovens talentos, além de proporcionar espaço de voz para a periferia e desenvolver o comércio local." 


RAIO-COLETIVO conversou com o Luc, um dos organizadores do Festival da SAOC.

Confira a entrevista completa na segunda parte dessa matéria!



Comentários

Postagens mais visitadas