Cineclube Cinergia exibe o longa “The Corporation” mais filme de oficina em sua segunda sessão.


Todas as fichas que foram apostadas no Cineclube Cinergia, uma parceria entre a LesoVídeo Filmes e o Museu de Energia de Jundiaí deram certo: imprensa, conteúdo e público.

A exibição de “Surplus” teve sua mensagem polinizada através de quem esteve lá; a linguagem do filme, na qual predominam os rewrites de imagens e sons por vezes paradoxos, incitaram muitas discussões. A reflexão do consumo não só se faz necessária na esfera da produção de lixo, mas também à própria qualidade de vida do ser humano, que se vê mais do que nunca vulnerável à sua própria (des)inteligência.

Neste próximo sábado, dia 26/03, às 15:00, o Museu de Energia de Jundiaí abre suas portas para mais uma sessão, apesar de toda a reforma que enfrenta, motivo pelo qual têm suas exposições temporariamente fora de visitação. O Cineclube Cinergia sai ileso desse processo, e exibe o longa “The Corporation”, documentário canadense de 2003, dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, que descreve o surgimento das grandes corporações, sua subida à condição de “pessoas jurídicas” e discute, do ponto de vista psicológico: que tipo de pessoas elas seriam?

Um curta metragem abre a sessão, desta vez o experimental em super8 “Zoeira Engarrafada”, resultado de uma oficina realizada pelo Coletivo Cine8, no Rio de Janeiro, em 2002. Ao final da sessão, quem conduz o debate é Arnaldo de Oliveira, sociólogo e jornalista do Jornal Bom Dia de Jundiaí.

Então:

• O QUÊ? Exibição do filme “The Corporation” (Canadá - 2003 -130 min. - Dir. Mark Achbar)

Sinopse: A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.

E do curta

"Zoeira Engarrafada" (Rio de Janeiro - 2002 - 8' – Alunos da Oficina Cine8)
Sinopse: Amar sapatos, amar a tara, andar nas ruas.

                                                                                   André Arieta em fotogramas de "Zoeira Engarrafada"  


 QUANDO? Dia 26 de março, sábado, às 15h

• ONDE? Museu da Energia de Jundiaí

Rua Barão de Jundiaí, n° 202 – Centro

• QUANTO? Gratuito

Mais informações com Rodrigo Tangerino (11) 7175-8161 ou Marco Nunes (11) 7240-9440

Comentários

Postagens mais visitadas