CINECLUBE CINERGIA ESTREIA COM CINEMA CRÍTICO - CICLO " CINEMA DE CONSUMO"

AMIGOS,

A Leso Vídeo, em parceria com o Museu da Energia de Jundiaí estreia, no mês de março, o CINECLUBE CINERGIA. A proposta é exibir filmes longos e curtos quinzenalmente, em ciclos temáticos e instigantes, sempre com um debatedor mais que especial pra conduzir o debate ao final de cada sessão.

O encontro permite que o público do museu tenha o CINERGIA como uma alternativa complementar de cultura, via linguagem fílmica e, inversamente, que o público espontâneo das exibições aproveite o espaço do museu e o ocupe, consumindo suas exposições permanentes e seu acervo.

As sessões são gratuitas e nosso primeiro ciclo é "CINEMA DE CONSUMO", exibindo SURPLUS ("A Sobra - Aterrorizados em Ser Consumidores"), do diretor italiano Erik Gandini, documentário baseado nas ideias do anarcoprimitivista Jonh Zerzan, figura que ganhou destaque a partir dos anos 80.

Para o debate, contaremos com a presença do economista Bruno de Souza Pinto, nosso parceiro e consultor neste primeiro ciclo.

Na TV, como é de praxe nas atividades que a Leso Vídeo realiza, será exibido o documentário experimental "CAMPINAS: UM RECORTE", de 2003, realizado pelo Grupo CIM - Campinas Imagem em Movimento, que trabalha a problemática da água e seus ciclos.  



                                                                        fotoframes de "CAMPINAS: UM RECORTE"
Então:

O quê: (estreia) CINECLUBE CINERGIA no Museu da Energia de Jundiaí

Quando? dia 12 de março, às 15h - gratuito

Onde: Museu da Energia - Rua Barão de Jundiaí, 202 - Centro - Jundiaí

Visitem também o site do Museu da Energia, nosso parceiro: http://www.museudaenergia.com.br/

CICLO UM – MARÇO/ABRIL – CINEMA DE CONSUMO
 
DIA 12 DE MARÇO
SURPLUS (A SOBRA: ATERRORIZADOS EM SER CONSUMIDORES) (DIREÇÃO: ERIK GANDINI - 2003 – 52' – DOCUMENTÁRIO)

Sinopse: SURPLUS é um documentário sueco sobre consumismo e globalização. Inicia-se com os protestos na 27a reunião do G8 em Gênova e evidencia os pensamentos do anarco-primitivista John Zerzan. O documentário é uma grande colagem audiovisual, inclusive quando usa a lábio-sincronia para sub(in)verter as ideias daqueles que estão no poder, como George W. Bush - que fala para a Adbusters -, ou de Fidel Castro, falando as palavras de Steve Ballmer, diretor geral de Microsoft: "Amo esta companhia! Yeah!



DIA 26 DE MARÇO
THE CORPORATION
(DIREÇÃO: JENIFFER ABBOTT, MARK ACHBAR – 2004 – 145’ – DOCUMENTÁRIO)

Sinopse: A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma "pessoa", são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.


 DIA 16 DE ABRIL
SUPER SIZE ME - A DIETA DO PALHAÇO
(DIREÇÂO: MORGAN SPURLOCK - 2004 – 98’ – DOCUMENTÁRIO)

Sinopse: O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.


DIA 30 DE ABRIL
CAPITALISMO UMA HISTÓRIA DE AMOR
(DIREÇÃO: MICHAEL MOORE - 2009 – 127’ – DOCUMENTÁRIO)

Sinopse: Michael Moore regressa ao tema que tem vindo a examinar ao longo da sua carreira: o desastroso impacto do domínio das grandes corporações no dia-a-dia dos americanos – e, por defeito, das pessoas de todo o mundo. Ao mesmo tempo com humor e coragem, Capitalismo: Uma História de Amor explora uma pergunta tabu: Qual o preço que a América tem de pagar pelo seu amor ao capitalismo? Moore leva-nos até às casas de gente normal, cujas vidas ficaram viradas do avesso, e vai à procura de explicações em Washington e outros locais.




Comentários

Postagens mais visitadas