“MOVIMENTO.ESPAÇOS.ÚNICOS"




lesovideo filmes, Cia. Casulo de Teatro e Ateliê Casarão apresentam:
“MOVIMENTO.ESPAÇOS.ÚNICOS" - ciclo de filmes (curtas e longas), videos, leituras dramáticas e intervenção teatral na Parada LGBT de Jundiaí: discutindo e ampliando os horizontes da sexualidade.

PROGRAMAÇÃO – de 22 à 26 de Setembro

1. QUARTA FEIRA – dia 22 de Setembro – 19h - Sede do Sindicato dos Professores de Jundiaí – APEOESP (R. Padre Armando Guerrazi, n° 88/92 - Centro - Travessa da Rua Marechal)
Sessão gratuita mais leitura de textos (por Cia. Casulo), seguida de debate com integrantes da lesovideo filmes e público.

CURTA: “O PROTESTO”
2008 – 7’ – vídeo digital – cor – Grupo Identidade de Campinas
Em razão do assassinado da travesti Flavinha, o grupo Identidade e outros integrantes de movimentos sociais de Campinas juntam-se para protestar e proclamar pelas ruas do comércio popular da cidade: todos somos alvo da violência.

FILME:"PINK FLAMINGO", de Jonh Waters - 1972 - COR – EUA
O filme conta a trajetória da drag-queen Divine e sua família na competição contra o casal Connie e Raymond Marble pelo título de "pessoas mais sórdidas do mundo", insensatamente almejado. 18 anos.

2. QUINTA FEIRA – dia 23 de Setembro - 19h - Auditório do Museu da Energia de Jundiaí (Rua Barão de Jundiaí, 202 - Centro)
Leitura de textos (por Cia. Casulo), seguida de debate com integrantes da União da Juventude Socialista de Jundiaí, do Voto Consciente e da lesovideofilmes. Atividade oficial da "Primavera dos Museus", promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o espaço realiza, de 20 a 25 de setembro, atividades culturais diversificadas, relacionando-se com o tema escolhido pela instituição: “Museu da Energia de Jundiaí: um espaço social para trocas, diálogos e interações”

CURTA: “SUZY BRASIL: A DEUSA DA PENHA CIRCULAR”, de Renata Than
15’ – vídeo – cor – 2007
Suzy Brasil, a drag queen que hipnotiza plateias com seus shows em boates no Rio de Janeiro. Marcelo, o pacato professor de biologia do ensino médio. Ambos moradores da Penha Circular, coincidência?

FILME: “MILK A VOZ DA IGUALDADE”, de Gus Van Sant (2008 – colorido – EUA)
Harvey Milk (Sean Penn) é o primeiro homossexual assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos. Em sua trágica carreira, Milk lutou pelos direitos não só dos gays, mas também dos trabalhadores e idosos. Filme ganhador Oscar de melhor ator. 16 anos.

3. SEXTA FEIRA - dia 24 de Setembro - 19:30h – R$ 8.00 - ATELIÊ CASARÃO
Sessão de curtas, vídeoartes e leituras dramáticas, seguida de debate com representantes dos grupos IDENTIDADE (Grupo de Luta pela Diversidade Sexual) e MO.LE.CA. (Movimento Lésbico de Campinas), ambos de Campinas, integrantes da União da Juventude Socialista de Jundiaí e da lesovideofilmes.

SALA DOIS e arredores – 19:30h - série de vídeoral “ANTROPOVEZ”
(lesovideo, dvd interativo, 2010) na sala de espelhos e outras salas.
O espectador escolhe, dentro de um menu com ícones idênticos, depoimentos sensuais de desconhecidos, além de outras histórias espalhadas pelo espaço d’O Casarão.

TEXTO UM – “MOSCAS VOLANTES 8”, da roteirista e cineasta biAh werTHer (Brasil, 2008), por Cia. Casulo.

“SUCO DE TOMATE”, de bIAH werTHer
18’ – 35mm – 2001 – Porto Alegre
Snuff movie fake.

HÁ FETOS”, de Renata Than
(Brasil, 2007)
Tudo o que corre nas veias, junto com todas as imagens da mente, os afetos e os feitos no mundo. Os corpos se movem, gozam ou choram, as experiências criam novos corpos. Como se explica um feto?

TEXTO DOIS – trecho de “MEZZAMARO, FLORES E CASSIS: O PECADO DE CASSANDRA”, autobiografia e último livro de Cassandra Rios (Brasil, 2000), por Cia. Casulo.

“SAPPHADAS”, direção e roteiro coletivos.
2008 – 30’ – vídeo – cor – Campinas
"Sapphadas” é resultado do curso “Introdução ao vídeo-documentário como instrumento de comunicação popular” oferecido pelo MO.LE.CA (Movimento Lésbico de Campinas) em parceria com a CAMARÁ. “Sapphadas” retrata a vida de dois casais de lésbicas: como se descobriram lésbicas, como se conheceram, as dificuldades do relacionamento e os desafios na luta pela afirmação de sua orientação sexual.

TEXTO TRÊS: conto “MEIO SILÊNCIO”, do primeiro livro de Caio Fernando Abreu “INVENTÁRIO DO IR-REMEDIÁVEL”(Brasil, 1970), por Cia. Casulo.

“SACÔ?”, de Rodrigo Tangerino
2002 – 6, - vhs – cor - Jundiaí
Vídeo experimental onde confrontamos uma peça de áudio e uma de vídeo, sem que sua forma final fosse prevista.

“TEMPO DE FORMA”, de Mirna Nóbrega
2007 – vídeo – cor – 15’ – Rio e Janeiro
O movimento, o corpo, o espaço. Movimento que extrapola o espaço, com sua delicada relação, tão imperceptível aos olhos modernos, nos convidando a realizar um exercício do olhar sobre a dança na vida do bailarino Allyson Mendes.

TEXTO QUATRO – prólogo de “DIÁRIO DE UM LADRÃO”, de Jean Genet (França, 1949), por Cia. Casulo.

“SUZY BRASIL: A DEUSA DA PENHA CIRCULAR”, de Renata Than
15’ – vídeo – cor – 2007
Suzy Brasil, a drag queen que hipnotiza plateias com seus shows em boates no Rio de Janeiro. Marcelo, o pacato professor de biologia do ensino médio. Ambos moradores da Penha Circular, coincidência?

“JANAJANA”
2008 – 12’ – vídeo digital – cor - Campinas
Documentário em vídeo que dá voz à uma das poucas travestis no Brasil que se formou em uma universidade. Em duas entrevistas, Janaína Lima relata acontecimentos do seu percurso escolar.

“O PROTESTO”
2008 – 7’ – vídeo digital – cor - Campinas
Em razão do assassinado da travesti Flavinha, o grupo Identidade e outros integrantes de movimentos sociais de Campinas juntam-se para protestar e proclamar pelas ruas do comércio popular da cidade: todos somos alvo da violência.

4. SÁBADO – dia 25 de setembro – 17h - Sarau da União da Juventude Socialista – exibição de três curtas do acervo da lesovideofilmes - programação completa em: http://ujsjundiaioficial.blogspot.com/

5. DOMINGO – dia 26 de Setembro – 14h - Parada LGBT de Jundiaí
Intervenção teatral com Dona Dolores na Parada LGBT de Jundiaí (por Joelma Marcolino e lesovideofilmes)

links e parceiros:
http://www.identidade.org.br/
http://8enuds.blogspot.com/
http://camaracom.com.br/
http://www.ateliecasarao.blogspot.com/
http://www.ciacasulocontadoresdehistorias.blogspot.com/

Comentários

  1. concebemos o primeiro dia, jogamos ao vento as sementes... polinizem...

    ResponderExcluir
  2. Conectada, Orgulhosa, Emocionada, Divulgando :D
    Enviem imagens \o/

    ResponderExcluir
  3. "...existe a quem falte o delicado essencial..." (Clarice Lispector)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas